PARTE II
A cozinha sempre viajou.Mas uma viajem lenta.Muitos dos ingredientes que por exemplo, que por exemplo são encarados como europeus,vieram mesmo é da América e da Ásia eterna discussão
o local do nascimento da massa, que teria sido trazida da china para Itália por Marco Polo,ilustra essas "migrações culinárias"
Sem dúvida, hoje em dia tudo é mais rápido. A ciência permite que muitos vegetais e animais sejam adaptados com muita facilidade fora de suas regiões de origem.Alguns ingredientes, como o açúcar, o nosso café e o trigo, podem ser considerados "universais", podem ser encontrados em muitos cantos do planeta. As especiarias foram o fator determinante da epopéia que Portugal legou ao mundo. Hoje em dia, quase todas as especiarias e temperos básicos estão à disposição de muitos cozinheiros.
Tudo foi aumentado ao repertório dos ingredientes acessíveis ao cozinheiro para reproduzir pratos de outras regiões.
As viagens e as migrações são fatores importantes. Quem viaja e conhece novos pratos tem sempre a intenção de voltar a prova-los. A memória gustativa é muito importante para o homem.
As migrações acabam transportando também os hábitos culinários.O imigrante leva com ele a sua cozinha,que vai procurar adaptar aos meios que encontra na terra de adoção. A cozinha e os hábitos Italianos que acabaram se arraigando em São Paulo são apenas um exemplo desse fato.
Finalmente, os meios de comunicação modernos permitem a divulgação rápida de uso e costumes.
Uma Receita "inventada" na França chega hoje rapidamente a todos os cantos do mundo,
Por intermédio da imprensa e dos meios eletrônicos de comunicação.
A própria evolução da sociedade não pode ser desprezada. A chamada hauste cuisine era um previlégio de poucos, A democratização da sociedade ,segui-se a democratização da culinária.
Os restantes tiraram a cozinha sofisticada dos palácios e a colocaram a disposição de quem tivesse dinheiro. E a faixa de pessoas que hoje frequentam os restaurantes se amplia dia a dia. Os próprios chefes de cozinha também contribuiram para a popularização da cozinha. Muitas receitas regionais foram adaptadas e modificadas parcialmente por esses chefes, que as tornaram mais acessíveis a um maior
números de pessoas. Alguns desses chefes são hoje "estrelas"que aparem constantemente em paginas de jornais e revistas televisão divulgando sua arte pelo mundo.