segunda-feira, 12 de setembro de 2016

COZINHA É CULTURA










PARTE I


Ela refletem muito mais do que simples luta pela sobrevivência, a necessidade de se alimentar,pois espelha muitos usos e costumes de um povo, sua organização social e cultura.
Além de mostrar como um grupo social se relaciona com o seu meio ambiente, como ele aproveita os meios que a natureza pôs à sua disposição e também os meios técnicos que utilizar, a cozinha revela também outros aspectos importantes da cultura. A mesa sempre foi um centro muito importante para a convivência humana. Ela simboliza a organização da família,e é em torno dela que muitos assuntos familiares são resolvidos.à mesa os homens festejam suas alegrias e chora sua dores.
A importância da cozinha na vida social pode também ser avaliada pelas regras morais e religiosas que, muitas vezes, a cercam.São muitas as religiões que tem ensinamentos e regras sobre hábitos alimentares A cozinha acompanha também o homem em sua evolução.O primeiro alimento não cru que o homem provou foi provavelmente um assado,"churrasco" de dinossauro. Só o aparecimento da técnica da cerâmica é que possibilitou ao homem outras preparações mais elaboradas.
A evolução pode ter sido ( e foi mesmo) mais a cozinha continua a  refletir essa integração aos meios técnicos e ingredientes possíveis.
E ela tem origens bem regionais, limitada aos recursos de uma área determinada.Mas, aos poucos foi se expandindo e há hoje tendência Internacional. Há pratos e costumes que nunca vão poder "viajar", que vão continuar  restritos aos seus lugares de origem, pois dependem de condições muito específicas.Mas outros vão se espalhando pelo mundo. A rigor não se pode falar em  cozinha nacional, não se pode falar em cozinha Italiana, por exemplo. O que há é uma reunião de cozinhas regionais confinadas no espaço geográfico de um pais.E muito dessas cozinhas vai atravessando essas fronteiras regionais e nacionais.
O comércio, a evolução da ciência da agronomia, e meios de transporte modernos, viagens e migrações de povos e as comunicações são fatores importantes nessa transformação da culinária.

Seguir:

PARTE II




Nenhum comentário:

Postar um comentário